Fale devagar mas pense depressa

Hoje encontrei este conselho.

Fiquei pensando: como é que se faz isso?

Falar devagar, eu sei fazer. É o que costumo fazer.

Agora, pensar rápido? Como é isso?

Melhor: como se faz isso?

Você consegue controlar a velocidade do pensamento?

Rápido ou devagar, é relativo.

Rápido, comparado a que?

Como posso saber se estou pensando rápido ou devagar?

Se bem que esta expressão não é tão incomum; já vi/ouvi em outras ocasiões.  Ouvi, mas não a questionei na época. Na verdade, aceitei da maneira como veio. Ou seja, “aceitei” sem entender do que se tratava. Engoli sem digerir.

“Fulano é devagar” ou “ele pensa rápido” são expressões comuns.

A questão é: como alguém que pensa “devagar” pode passar a pensar “rápido”?

Estas perguntas que estou fazendo parecem perguntas de quem pensa devagar. Mas que utilidade tem um conselho como este para quem já pensa rápido? É chover no molhado.

Daí concluo que o conselho se destina a quem pensa devagar, para que tenha algum valor.

Portanto, se você pensa rápido e sabe pensar rápido, que tal me ensinar como se faz isso?

Você será capaz de fazer isso? Você será capaz de me ensinar a pensar rápido?

Do contrário, sou inclinado a pensar que você não pensa tão rápido assim… Apenas pensa que pensa rápido.

Um abraço

Mizuji

Uma resposta para Fale devagar mas pense depressa

  1. Rebeka disse:

    òtimo post, tenho alguns do tipo no meu blog😉

Deixe uma resposta

